FORMULAÇÃO DE ÓLEO ESSENCIAL DE CANELA PARA USO COMO BIOHERBICIDA
Resumo
O uso de bioherbicida, a base de óleos essenciais, podem ser uma alternativa na busca por maior sustentabilidade no manejo de plantas daninhas. Com isso, foi realizado um ensaio para avaliar o potencial bioherbicida do óleo essencial de canela (Cinnamomum verum) na germinação e crescimento de plântulas de picão-preto (Bidens pilosa). O experimento foi conduzido em delineamento inteiramente casualizado, com quatro repetições. O experimento foi alocado em esquema fatorial 4x4. O primeiro fator foi composto doses do óleo essencial, de 0, 5, 10 e 25 g L-1; e o segundo fator por formulações do óleo essencial, com 0+0, 10+0, 20+0 e 10+10 g L-1 de emulsificante (tween 80) + surfactante (óleo mineral). Foram semeadas 30 sementes de picão-preto em caixas “gerbox”, sobre folhas de papel de germinação umedecidas com a calda de cada tratamento. As caixas foram alocadas em câmaras de germinação a temperatura de 25 ºC. Foram avaliados o índice de velocidade de germinação (IVG) e o potencial de germinação (%). A dose do óleo essencial de canela causa elevação do controle da germinação e desenvolvimento de plântulas de picão-preto, especialmente com adição de surfactente + adjuvante.
Copyright (c) 2024 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).