EMBALAGENS BIODEGRADÁVEIS PARA ALIMENTOS COMO ALTERNATIVA SUSTENTÁVEL AO POLIESTIRENO EXPANDIDO
Resumo
O nome comercial Isopor® é usado para embalagens de poliestireno expandido (EPS), o qual é derivado do petróleo. O descarte inadequado desse material juntamente com outros tipos de materiais, resultam no acúmulo de resíduos sólidos. O impacto ambiental causado por estes resíduos pode ser reduzido com o desenvolvimento de embalagens biodegradáveis, em especial as espumas expandidas de amido. Assim, objetivou-se desenvolver embalagens biodegradáveis de amido expandido utilizando a borra de café como material de reforço. As embalagens expandidas foram produzidas por termo expansão variando a concentração da borra de café, sendo elas de 0%, 5%, 10%, 15%, 20% e 25%. Quanto maior a concentração de borra de café, menos rebarbas se formavam nas laterais das bandejas. A densidade das embalagens foi influenciada pela variação das formulações, no qual demonstrou aumento gradativo. Este comportamento é esperado pois o aumento da concentração da borra de café resulta na diminuição da quantidade de amido, influenciando na sua capacidade de termo expansão no molde e diminuindo perdas ocasionadas quando se formam rebarbas. A cor das bandejas apresentou alterações significativas, consequência da distribuição da borra de café pela espuma de amido.
Copyright (c) 2024 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).