SISTEMATIZAÇÃO DO CONHECIMENTO EM MERITOCRACIA: UM LEVANTAMENTO DE FONTES
Palavras-chave:
Meritocracia; Educação; Estado do ConhecimentoResumo
Esta pesquisa visou analisar as produções acadêmicas sobre meritocracia e educação nos últimos 20 anos (2003-2023), utilizando como fontes primárias as plataformas da BDTD (Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações) e SciELO (Scientific Electronic Library Online, também conhecida pelo nome em português Biblioteca Eletrônica Científica Online). Este trabalho, com foco nas Ciências Humanas, propôs uma análise geral sobre as pesquisas realizadas neste campo científico. O estudo buscou compreender também o volume das produções acadêmicas em torno da meritocracia e educação no decorrer dos anos em estudo, assim como identificar as principais tendências, abordagens teóricas e dissoluções alcançadas nos trabalhos acadêmicos durante o período considerado. A análise foi conduzida por meio de uma revisão sistemática da literatura, com o objetivo de identificar e sintetizar as principais contribuições no campo da meritocracia na educação e o estado atual do conhecimento nessa área.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).