SISTEMATIZAÇÃO DO CONHECIMENTO EM MERITOCRACIA: UM LEVANTAMENTO DE FONTES

Palavras-chave: Meritocracia; Educação; Estado do Conhecimento

Resumo

Esta pesquisa visou analisar as produções acadêmicas sobre meritocracia e educação nos últimos 20 anos (2003-2023), utilizando como fontes primárias as plataformas da BDTD (Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações) e SciELO (Scientific Electronic Library Online, também conhecida pelo nome em português Biblioteca Eletrônica Científica Online). Este trabalho, com foco nas Ciências Humanas, propôs uma análise geral sobre as pesquisas realizadas neste campo científico. O estudo buscou compreender também o volume das produções acadêmicas em torno da meritocracia e educação no decorrer dos anos em estudo, assim como identificar as principais tendências, abordagens teóricas e dissoluções alcançadas nos trabalhos acadêmicos durante o período considerado. A análise foi conduzida por meio de uma revisão sistemática da literatura, com o objetivo de identificar e sintetizar as principais contribuições no campo da meritocracia na educação e o estado atual do conhecimento nessa área.

Publicado
12-09-2024
Seção
Ciências Humanas - Campus Erechim