APLICAÇÃO DE IMPRESSORA 3D E CORTADORAS A LASER NA ESCOLA BOM PASTOR

Palavras-chave: Impressora 3D; Cortadora laser; Ensino de matemática; Planificações; Proporcionalidade.

Resumo

O projeto "Aplicação de Impressora 3D e Cortadoras a Laser na Escola Bom Pastor" visa integrar tecnologias inovadoras no ensino da matemática, utilizando impressoras 3D modelo Ender 3 e cortadoras a laser DUE. Ao longo de 12 meses, os alunos participaram de atividades práticas que abordaram conceitos como planificações, modelos tridimensionais, área, capacidade, estudos de custo e mudanças de escala. Os objetivos específicos incluem a promoção do entendimento de geometria espacial, a capacitação dos professores para a utilização dessas tecnologias e a estimulação de projetos interdisciplinares. O projeto resultou na produção de um e-book que compila atividades e orientações para o uso seguro e eficaz das ferramentas tecnológicas, promovendo metodologias de ensino mais ativas. A pesquisa envolveu metodologias como pesquisa bibliográfica e de campo, com a colaboração entre alunos, professores e a Universidade Federal da Fronteira Sul. Os resultados demonstraram um aumento no engajamento dos estudantes e a relevância social do material produzido, que poderá ser utilizado por educadores em todo o país.

Biografia do Autor

Oeliton Vieira Fortes, EEB BOM PASTOR

Mestrando em Educação pelo PPGE - UNOCHAPECÓ (Bolsista CNPq). Possui graduação em MATEMÁTICA - LICENCIATURA pela UNIVERSIDADE CESUMAR - UNICESUMAR (2020). Especialização em Metodologia do Ensino de Matemática pela FACULDADE VENDA NOVA DO IMIGRANTE (2021). Bacharelado incompleto em Engenharia Química pela UNOCHAPECÓ (2008 - 2017). Docente na rede pública estadual de Santa Catarina desde 2011. Dirigente sindical - pasta dos trabalhadores temporários - eleito na regional de Chapecó pelo SINTE SC (2019-2021). Atualmente é docente em cargo efetivo da rede estadual de ensino básico - EEB Bom Pastor, em Santa Catarina. Tem experiência na aplicação de metodologias ativas no ensino de matemática, tais como Resolução de problemas, Modelagem e STEM. Orientador de projetos de iniciação científica na educação básica, com algum destaque na área.

Milton Kist, UFFS - Universidade Federal da Fronteira Sul

Atualmente é professor adjunto IV na Universidade Federal da Fronteira Sul, atuando na graduação e na pós-graduação. Tem experiência em extensão e pesquisa na área de Ensino de Matemática: com ênfase em Tecnologias Aplicadas ao Ensino, atuando nos seguintes temas: robótica educacional, programação e pensamento computacional; em Educação Financeira; e atua em Olimpíadas de Matemática, sendo coordenador da OMOC (Olimpíada de Matemática do Oeste Catarinense).

Publicado
19-09-2024
Seção
Ciências Humanas - Campus Chapecó