Caracterização sociodemográfica e perfil da saúde ginecológica de mulheres indígenas atendidas em um ambulatório especializado no Sul do Brasil
Resumo
Trata-se de um estudo transversal, realizado no Ambulatório de Saúde Indígena da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)/Hospital São Vicente de Paulo (HSVP). A amostra foi composta por todas as mulheres com idade igual ou superior a 20 anos, atendidas no ambulatório no período de agosto de 2021 (data de início das atividades do serviço) a dezembro de 2022. No período do estudo foram atendidas 138 mulheres indígenas, com predomínio da faixa etária de 20 a 59 anos de idade (87,6%), de etnia Kaingang (66,1%) e escolaridade predominante de analfabetas e ensino fundamental incompleto, que fazem uso de métodos contraceptivos não hormonais, e refletem baixos índices de realização de exames de rastreio ginecológico e mamário.
Copyright (c) 2024 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).