QUANTIFICAÇÃO DE FOLÍCULOS MULTIOOCITÁRIOS (MOFS) EM GATAS
Resumo
Os folículos ovarianos, tradicionalmente, envolvem apenas um oócito. No entanto, a existência de folículos com mais de um oócito tem sido descrita em diferentes espécies. Assim, este estudo buscou avaliar a ocorrência e quantificar o número de Folículos Multioocitários (MOFs) nos ovários de gatas submetidas à ovariossalpingohisterectomia (OSH). Para tanto, ovários de 33 gatas foram coletados, submetidos a preparação e análise histológica, sendo as lâminas avaliadas microscopicamente em toda sua extensão, e quantificada a presença de folículos contendo um ou mais oócitos, bem como a classificação do estádio folicular. Folículos com dois e três oócitos foram encontrados em frequência semelhante nos ovários direito e esquerdo. A frequência e o número médio de Folículos Monocitários e MOFs também foi semelhante entre os ovários. Observou-se MOFs contendo de dois até cinco oócitos em diferentes estádios de desenvolvimento. MOFs em todos os estádios de desenvolvimento foram encontrados em ambos os ovários, sendo que a ocorrência dessas estruturas foi influenciada pela idade, número de gestações, número de estros e peso das gatas estudadas.
Copyright (c) 2024 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).