A TABELA PERIÓDICA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS E QUÍMICA

  • Sinara München UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL - CAMPUS ERECHIM
  • Viviane de Almeida Lima Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Nathalia dos Santos Leal Universidade Federal da Fronteira Sul
Palavras-chave: Tabela Periódica, PNLD, Ensino Médio, Ciências da Natureza

Resumo

A tabela periódica é uma das ferramentas mais importantes do ensino de Ciências e Química, e está presente nos livros didáticos. O estudo do contexto histórico que levou ao seu desenvolvimento permite a discussão dos conhecimentos científicos e a respectiva contribuição dos e das cientistas. Este trabalho visou investigar como os livros didáticos de Ciências da Natureza/Química têm incorporado a abordagem da tabela periódica e seu processo de construção, assim como os homens e mulheres cientistas que contribuíram em sua elaboração. As ações de pesquisa foram desenvolvidas a partir da leitura e análise de uma coleção de livros didáticos de Ciências da Natureza do Ensino Médio intitulada “Edição Multiverso Ciências Da Natureza”, da Editora: FTD Educação. Destacamos a pouca ênfase, na coleção analisada, à história de elaboração da tabela periódica como um processo coletivo, aspecto inerente à ciência, o que pode impactar em uma compreensão de ciência como algo a histórico e individual, assim como, consequentemente há uma ausência das mulheres cientistas que fazem parte desta construção.

Publicado
12-09-2024
Seção
Ciências Humanas - Campus Erechim