A TABELA PERIÓDICA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS E QUÍMICA
Resumo
A tabela periódica é uma das ferramentas mais importantes do ensino de Ciências e Química, e está presente nos livros didáticos. O estudo do contexto histórico que levou ao seu desenvolvimento permite a discussão dos conhecimentos científicos e a respectiva contribuição dos e das cientistas. Este trabalho visou investigar como os livros didáticos de Ciências da Natureza/Química têm incorporado a abordagem da tabela periódica e seu processo de construção, assim como os homens e mulheres cientistas que contribuíram em sua elaboração. As ações de pesquisa foram desenvolvidas a partir da leitura e análise de uma coleção de livros didáticos de Ciências da Natureza do Ensino Médio intitulada “Edição Multiverso Ciências Da Natureza”, da Editora: FTD Educação. Destacamos a pouca ênfase, na coleção analisada, à história de elaboração da tabela periódica como um processo coletivo, aspecto inerente à ciência, o que pode impactar em uma compreensão de ciência como algo a histórico e individual, assim como, consequentemente há uma ausência das mulheres cientistas que fazem parte desta construção.
Copyright (c) 2024 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).