MULHERES NA CIÊNCIA:
UMA INVESTIGAÇÃO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DO RIO GRANDE DO SUL
Palavras-chave:
Formação Inicial de Professores, Mulheres, GêneroResumo
A importância de pensar o Ensino de Ciências da Natureza e a formação de professores incluindo a participação das mulheres na ciência se justifica pois os processos de ensino e aprendizagem envolvem os sujeitos que constroem e desenvolvem a atividade científica. Este trabalho investigou a presença da temática das mulheres cientistas e as relações de gênero na ciência em cursos de formação inicial de professores através de análise documental. Foram selecionados e analisados sete projetos pedagógicos de cursos de Licenciatura em Química ofertados no Rio Grande do Sul. Os resultados indicaram que o termo gênero aparece com maior expressividade do que o termo mulheres e a análise se organizou em duas categorias i) Os referenciais orientadores dos projetos pedagógicos: gênero e mulheres na formação de professores de Química e ii) As mulheres e as relações de gênero: inserções na matriz curricular das Licenciaturas em Química.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica do IV SCAF, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais do IV SCAF da UFFS.
Observação: Caso houver dúvidas sobre a licença, o apresentador deve entrar em contato com a Comissão Organizadora através do e-mail fabiano.cassol@uffs.edu.br.

