MULHERES NA CIÊNCIA:

UMA INVESTIGAÇÃO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DO RIO GRANDE DO SUL

Autores

  • SINARA MÜNCHEN UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL - CAMPUS ERECHIM
  • Maria Clara Borges Coutinho UFFS
  • Viviane de Almeida Lima Universidade Federal da Fronteira Sul

Palavras-chave:

Formação Inicial de Professores, Mulheres, Gênero

Resumo

 A importância de pensar o Ensino de Ciências da Natureza e a formação de professores incluindo a participação das mulheres na ciência se justifica pois os processos de ensino e aprendizagem envolvem os sujeitos que constroem e desenvolvem a atividade científica. Este trabalho investigou a presença da temática das mulheres cientistas e as relações de gênero na ciência em cursos de formação inicial de professores através de análise documental. Foram selecionados e analisados sete projetos pedagógicos de cursos de Licenciatura em Química ofertados no Rio Grande do Sul. Os resultados indicaram que o termo gênero aparece com maior expressividade do que o termo mulheres e a análise se organizou em duas categorias i) Os referenciais orientadores dos projetos pedagógicos: gênero e mulheres na formação de professores de Química e ii) As mulheres e as relações de gênero: inserções na matriz curricular das Licenciaturas em Química. 

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Publicado

12-09-2024

Edição

Seção

Ciências Humanas - Campus Erechim