MULHERES NA CIÊNCIA:
UMA INVESTIGAÇÃO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DO RIO GRANDE DO SUL
Resumo
A importância de pensar o Ensino de Ciências da Natureza e a formação de professores incluindo a participação das mulheres na ciência se justifica pois os processos de ensino e aprendizagem envolvem os sujeitos que constroem e desenvolvem a atividade científica. Este trabalho investigou a presença da temática das mulheres cientistas e as relações de gênero na ciência em cursos de formação inicial de professores através de análise documental. Foram selecionados e analisados sete projetos pedagógicos de cursos de Licenciatura em Química ofertados no Rio Grande do Sul. Os resultados indicaram que o termo gênero aparece com maior expressividade do que o termo mulheres e a análise se organizou em duas categorias i) Os referenciais orientadores dos projetos pedagógicos: gênero e mulheres na formação de professores de Química e ii) As mulheres e as relações de gênero: inserções na matriz curricular das Licenciaturas em Química.
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