OBTENÇÃO DE DADOS ENERGÉTICOS NO PROCESSAMENTO DE GRILOS PARA ALIMENTAÇÃO HUMANA
Resumo
A adoção de fontes alternativas de proteínas alimentares pode compensar a crescente demanda por proteína de origem animal, evitando o desmatamento de florestas para uso como pastagem. No entanto, para que se tenha maior conhecimento de toda a cadeia de processamento, é relevante entender a energia consumida durante o processo de criação de insetos, como os grilos, uma vez que essa criação é realizada em local fechado com ambiente controlado, que requer o uso de ar condicionado e umidificador. A quantidade de energia envolvida no processo de criação de grilos foi determinada pela utilização dos conceitos de psicometria, através de medidas obtidas em carta psicrométrica. Foram realizadas medidas de temperatura e umidade relativa da sala de criação, sendo essas condições mantidas na temperatura média de 23,8 °C e umidade relativa de 71,5%. Considerando-se uma condição externa de 30 °C e umidade relativa de 80% estimou-se que a energia requerida pelo ar condicionado foi de 117 kWh/mês. Por estimativa, durante um ciclo de criação dos grilos, o umidificador fica ligado por cerca de 30 dias, necessitando o consumo de 6 kWh/mês. Esses valores podem ser ajustados a cada mês, a depender das condições climáticas em diferentes dias e estações do ano.
Copyright (c) 2024 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).