AVALIAÇÃO DO POTENCIAL ANTIMICROBIANO DE ÓLEOS ESSENCIAIS DE PLANTAS MEDICINAIS
Resumo
O uso de plantas medicinais como fonte de compostos bioativos tem despertado grande interesse científico, particularmente em relação aos óleos essenciais (OEs), que possuem propriedades antimicrobianas. Este estudo objetivou avaliar a atividade antibacteriana dos OEs de Cymbopogon martinii (palmarosa), Cymbopogon winterianus (citronela), Melaleuca alternifolia (melaleuca), Rosmarinus officinalis (alecrim) e Lavandula dentata (lavanda), cultivadas no município de Realeza, PR, contra cepas de Staphylococcus aureus e Escherichia coli. A extração dos OEs foi realizada pelo método de arraste a vapor, e a composição química foi analisada cromatograficamente. A atividade antimicrobiana foi determinada por meio dos métodos de disco-difusão, concentração inibitória mínima (CIM) e concentração bactericida mínima (CBM). Os resultados revelaram uma variabilidade na eficácia dos OEs, sendo o óleo de palmarosa (OEP) o mais eficiente, com ação bactericida contra todas as cepas testadas. Estes achados reforçam o potencial terapêutico dos OEs como alternativas para o tratamento de infecções bacterianas resistentes, promovendo sua aplicação futura em ensaios clínicos na medicina humana e veterinária.
Copyright (c) 2024 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).