APOIO AO EMPREENDEDORISMO NAS REDES SOCIAIS

ANÁLISE DOS MUNICÍPIOS DA AMAU

  • Luana Pesenatto Escola Estadual de Ensino Médio Dr. João Caruso
  • Roberta Tereza Manica Escola Estadual de Ensino Médio Dr. João Caruso
  • Débora Regina Schneider Locatelli Universidade Federal da Fronteira Sul
Palavras-chave: Empreendedorismo, Entidades, Prefeituras, Redes sociais

Resumo

O objetivo principal do estudo foi analisar as postagens relacionadas ao empreendedorismo realizadas por algumas prefeituras que fazem parte da Associação de Municípios do Alto Uruguai (AMAU). Os objetivos específicos foram: descrever o que foi postado nas redes sociais; identificar quais são as redes sociais e os formatos utilizados por estes agentes; e verificar a resposta do público às postagens realizadas pelos órgãos públicos da AMAU referentes ao empreendedorismo. O estudo foi qualiquantitativo e exploratório, com coleta de dados por meio de observações das redes sociais dos órgãos públicos dos municípios que compõem a AMAU. A técnica de análise dos dados foi a de conteúdo e estatística descritiva. As prefeituras e as entidades continham seus próprios formatos de publicações. As publicações realizadas por parte das entidades normalmente eram de auxílio e dicas aos empreendedores e microempreendedores. As prefeituras geralmente faziam convites à comunidade para participar de eventos proporcionados para impulsionar o empreendedorismo local, sendo possível visitar stands, comprar de pequenos negócios e alavancar as oportunidades. Tanto as publicações das entidades como das prefeituras tinham pouca interação do público. O SEBRAE-RS contribuiu com diversas postagens e a Prefeitura Municipal de Erechim foi a única que realizou mais de 10 publicações.

Publicado
19-09-2024
Seção
Ciências Sociais Aplicadas - Campus Erechim