PUENTES

DESENVOLVIMENTO DE UM LMOOC BILÍNGUE EM PORTUGUÊS E ESPANHOL

  • Vitor Rafael de Souza Universidade Federal da Fronteira Sul campus Cerro Largo
  • Marcus Vinicius Liessem Fontana Universidade Federal da Fronteira Sul
Palavras-chave: Design de Interação; Ensino e aprendizagem de línguas; LMOOC; Tecnologias Digitais na Educação.

Resumo

Desde o surgimento da microeletrônica e da microinformática, que originaram a revolução do Vale do Silício, nos Estados Unidos, no final do século XX, até a recente popularização da Inteligência Artificial (IA), nossa sociedade tem sido sacudida por mudanças radicais nos modos de se comunicar, de agir e até mesmo de pensar (ALTER, 2018; SANTAELLA, 2023). Perguntamo-nos, então, se a educação brasileira, em especial a educação linguística, tem conseguido acompanhar esse processo.

Segundo Reis, “a primeira dissertação defendida sobre ensino mediado por computador [no Brasil] foi a de [Maximina] Freire (1992), na PUC-SP” (2012, p. 20), intitulada “Interação e simulação computadorizada: uma proposta em CALL”. CALL é o acrônimo para Computer-Assisted Language Learning, uma área da Linguística Aplicada dedicada ao estudo das tecnologias digitais em contextos de ensino de línguas. Desde então, muitas pesquisas surgiram na área em nosso país e têm contribuído para o avanço da EaD e da modalidade híbrida. Ajudaram a impulsionar, por exemplo, o programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), criado pelo MEC em 2006 a fim de expandir, interiorizar e democratizar a educação superior pública (FONTANA; FIALHO, 2018).

Segundo Fontana e Leffa (2018), outro fenômeno se seguiu aos tradicionais cursos a distância: os MOOC, acrônimo para Massive Online Open Course. Surgidos em 2006, a partir de uma experiência dos professores Siemens e Downes da Universidade de Manitoba, no Canadá, esses cursos multiplicaram-se, sendo oferecidos por universidades, como Stanford, Harvard e MIT. São cursos de extensão, geralmente autoinstrucionais, elaborados por pesquisadores experientes, possibilitando que qualquer pessoa ao redor do mundo tenha acesso a conhecimentos dos mais variados, certificados por instituições de excelência.

Neste trabalho, apresentamos a proposta de um LMOOC, um MOOC para o ensino de línguas (o L refere-se a Language) elaborado com base no projeto de pesquisa “Puentes: desenvolvimento de um LMOOC bilingue em português e espanhol”, registrado na UFFS sob o código PES-2023-0241 e vinculado ao Grupo de Pesquisa POLIFONIA. Na próxima seção, apresentaremos os objetivos do projeto, logo, a metodologia de pesquisa e os resultados alcançados, finalizando com algumas considerações que apontam possibilidades.

Publicado
09-09-2024
Seção
Linguística, Letras e Artes - Campus Cerro Largo