A DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA

ASPECTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS QUE FUNDAMENTAM A AULA DE LINGUAGEM

  • Dirlei Luciano Benatti UFFS - Cerro Largo
  • Ana Cecilia Teixeira Gonçalves Universidade Federal da Fronteira Sul
Palavras-chave: Língua portuguesa; Aspectos teórico-metodológicos; Livro didático; Aula de linguagem.

Resumo

Este projeto tem como objetivo verificar aspectos teórico-metodológicos que fundamentam a disciplina de Língua Portuguesa (doravante LP) no Brasil no século XXI. Para isso, primeiramente, busca-se construir um quadro histórico a respeito da constituição da disciplina LP e da caracterização do professor da área (SOARES, 2002; PIETRI, 2003; BUNZEN, 2011). Subsequentemente, pretende-se recuperar o discurso da Linguística com relação às propostas de reformulação do ensino de LP nos anos 1980, período crucial para o entendimento de questões contemporâneas (POSSENTI, 1984; FRANCHI, 2006; GERALDI, 1984, 2010). Por fim, intenta-se caracterizar o atual contexto da disciplina, apresentando-se objetos de ensino e bases teóricas e metodológicas (ANTUNES, 2003, 2009, 2010; ROJO, 2012). Nesse sentido, no que diz respeito aos procedimentos metodológicos, analisam-se atividades de linguagem em livros didáticos pertencentes a dois momentos distintos do ensino de língua materna neste século: os anos 2000, período que sucedeu o processo de democratização da escola e o surgimento das propostas de reformulação de ensino na área, as quais culminam na publicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs); e a atualidade, marcada pelos multiletramentos, pelos gêneros digitais e pela publicação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A investigação será realizada baseando-se no modelo de análise e descrição de textos proposto pelo Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 1999, 2006; MACHADO, BRONCKART, 2009), o qual, ao se debruçar sobre a relação existente entre linguagem e trabalho docente, propõe uma análise descendente das atividades de linguagem, focalizando-se, em um primeiro momento, uma análise pré-textual, referente ao contexto de produção, e, posteriormente, uma análise textual, a partir de três níveis correlacionados: o organizacional, o enunciativo e o semântico. Com a retomada dessas questões histórico-sociais que abarcam o ensino de LP, tem-se o propósito de compreender, com mais clareza, o contexto teórico-metodológico a partir do qual se constitui, atualmente, a aula de linguagem.

Publicado
09-09-2024
Seção
Linguística, Letras e Artes - Campus Cerro Largo