LÍNGUA E ESPAÇO DE ENUNCIAÇÃO: ENTRE O POLÍTICO E O IDEOLÓGICO
Resumo
O presente resumo expandido aborda o impacto das políticas linguísticas na região das Missões, Rio Grande do Sul, especialmente durante o período do Estado Novo (1937-1945). O estudo investiga como as políticas de interdição da língua alemã, influenciadas pelo governo de Getúlio Vargas, afetaram as relações linguísticas e a identidade cultural dos imigrantes alemães na cidade de Cerro Largo. Utilizando-se da Análise de Discurso e da História das Ideias Linguísticas, a pesquisa examina documentos históricos para entender como essas políticas moldaram a educação e a representação da língua, silenciando a língua materna dos imigrantes e promovendo o português como a língua nacional.
Copyright (c) 2024 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).