ANÁLISE DO PROCESSO DE TRABALHO DOS AGENTES DE COMBATE ÀS ENDEMIAS E DOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE NA REGIÃO SUL DO BRASIL
Resumo
Introdução A Atenção Primária à Saúde é composta pela equipe Estratégia Saúde da Família, onde estão incluídos os Agentes Comunitários de Saúde e Agente de Combate às Endemias. Este trabalho avaliou o processo de trabalho dos ACS e ACE, que são profissionais essenciais na atuação da equipe, em especial no vínculo com a população. Objetivo Descrever as concepções e práticas desenvolvidas pelos ACE e ACS frente ao processo de Informação, Educação e Comunicação em saúde na região sul do Brasil. Metodologia Trata-se de um resumo descritivo, exploratório, de abordagem qualitativa, a partir de uma entrevista semi-estruturada com trabalhadores indicados de acordo com a sua atuação política. Resultados e Discussões Três ideias centrais surgiram na análise, sendo elas: 1) Formação e Aprendizagem dos Agentes de Saúde no Processo de Capacitação; 2) Acesso e Utilização de Materiais Didáticos pelos Agentes de Saúde; 3) As Práticas Cotidianas dos Agentes de Saúde. Foi possível analisar diferentes vivências entre os participantes, com realidades diferentes, sendo identificado locais onde há capacitação, mas que apenas ela não é uma educação efetiva aos profissionais. Conclusão Observou-se que estes profissionais merecem processos educacionais mais efetivos, pois uma capacitação inadequada afeta o repasse de informações a população.
Copyright (c) 2024 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).