RITMO CIRCADIANO E ESTRESSE CIRÚRGICO EM CANINOS SUBMETIDOS À OVARIOHISTERECTOMIA ELETIVA
Resumo
O ritmo circadiano, regulado por sinalizadores ambientais e endógenos, é modulado pelos núcleos supraquiasmáticos (NSQ) do hipotálamo, que controlam a glândula pineal que sintetiza a melatonina. O objetivo foi comparar os efeitos do estresse cirúrgico em cadelas submetidas à ovariohisterectomia (OVH) pela manhã e à tarde, analisando parâmetros físicos, leucograma, inflamação e estresse oxidativo. Foram selecionadas 12 cadelas (1 a 4 anos e 10 a 20 kg), com ECC 5-6/9, vacinadas e vermifugadas, internadas 48 horas antes da cirurgia e permanecendo em ambiente hospitalar por 48 horas após. Os animais foram alocados em dois grupos, sendo 10 submetidos à OVH pela manhã (6-8 horas) e 10 pela noite (18-20 horas). Foram aferidas a temperatura retal, a frequência cardíaca, a frequência respiratória, a pressão arterial sistêmica e coletadas amostras hematológicas imediatamente antes, às 6, 12, 24 e 48 horas e 14 dias após a cirurgia para avaliação dos parâmetros físicos, do leucograma e para posterior análise do metabolismo oxidativo que será avaliado pela mensuração da vitamina C, tióis proteicos, catalase, superóxido dismutase e dosagem das espécies reativas ao ácido tiobarbitúrico. Sugeriu-se que as cirurgias realizadas à tarde apresentaram maior tendência à perturbação da homeostasia, apresentando valores maiores nas variáveis observadas.
Copyright (c) 2024 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).