ESTUDO DE POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE TRIGONOMETRIA USANDO OVA
Resumo
As transformações proporcionadas pela tecnologia têm modificado significativamente os processos de ensino e aprendizagem nas diversas áreas do conhecimento. Considerando a importância do uso das tecnologias digitais (TD) nas práticas da Educação Matemática, desenvolveu-se Objetos Virtuais de Aprendizagem (OVA) para o estudo de equações e inequações trigonométricas. Este trabalho tem por objetivo apresentar OVA elaborados no software GeoGebra e identificar possibilidades e potencialidades para o ensino de equações e inequações trigonométricas a partir de um exercício de imaginação pedagógica na perspectiva de Skovsmose. Trata-se de uma pesquisa qualitativa propositiva, na qual foram analisadas as possibilidades e potencialidades da interação com o material produzido. Buscou-se refletir sobre as possíveis utilizações dos OVA em salas de aula nos processos de ensino e aprendizagem de matemática de forma dinâmica, contribuindo para uma participação mais ativa dos estudantes.
Copyright (c) 2024 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).