ESTUDO DE POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE TRIGONOMETRIA USANDO OVA

  • Emelly Marchiori UFFS
  • Rosane Rossato Binotto
  • Vitor José Petry
Palavras-chave: OVA, GeoGebra, Equações trigonométricas, Inequações trigonométricas, Imaginação pedagógica

Resumo

As transformações proporcionadas pela tecnologia têm modificado significativamente os processos de ensino e aprendizagem nas diversas áreas do conhecimento. Considerando a importância do uso das tecnologias digitais (TD) nas práticas da Educação Matemática, desenvolveu-se Objetos Virtuais de Aprendizagem (OVA) para o estudo de equações e inequações trigonométricas. Este trabalho tem por objetivo apresentar OVA elaborados no software GeoGebra e identificar possibilidades e potencialidades para o ensino de equações e inequações trigonométricas a partir de um exercício de imaginação pedagógica na perspectiva de Skovsmose. Trata-se de uma pesquisa qualitativa propositiva, na qual foram analisadas as possibilidades e potencialidades da interação com o material produzido. Buscou-se refletir sobre as possíveis utilizações dos OVA em salas de aula nos processos de ensino e aprendizagem de matemática de forma dinâmica, contribuindo para uma participação mais ativa dos estudantes.

Publicado
19-09-2024
Seção
Ciências Humanas - Campus Chapecó