AVALIAÇÃO METABÓLICA E DA QUALIDADE DA CARNE DE TILÁPIAS SUBMETIDAS À DIETA CONTENDO FARINHA DE GRILO (GRYLLUS ASSIMILIS)
Resumo
Uma dieta balanceada é crucial para a boa performance na piscicultura. Estudos buscam alternativas econômicas para substituir a farinha de peixe, principal ingrediente de alto custo nas dietas. A farinha de insetos, como de Gryllus assimilis, tem se destacado por ser rica em proteínas, aminoácidos essenciais, lipídeos, minerais e vitaminas, sem prejudicar a saúde ou o desempenho dos animais. Este estudo avaliou o efeito da substituição da farinha de peixe por farinha de ninfas de G. assimilis nos parâmetros metabólicos de tilápias. As tilápias foram alimentadas por 47 dias com rações contendo 33, 66 e 100% de substituição. No final, parâmetros zootécnicos e bioquímicos foram analisados. Os níveis de triacilgliceróis foram menores no grupo 100% e o colesterol aumentou nos grupos 66 e 100%. Não houve alterações na glicemia e nas atividades das enzimas AST e ALT, mas a atividade da GLDH reduziu nos grupos experimentais com farinha de grilo. Os resultados sugerem a necessidade de mais estudos para comprovar o potencial da farinha de G. assimilis como suplemento dietético para tilápias, especialmente em baixas concentrações, visando melhorar o desempenho zootécnico e a produtividade em cultivos comerciais.
Copyright (c) 2024 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).