Caracterização do ritmo de atividade/repouso de uma espécie de invertebrado
Resumo
Considerado um comportamento que surgiu no começo da história evolutiva e difundido filogeneticamente ao longo dos grupos de organismos vivos, o ritmo de atividade-repouso se configura como um dos ritmos comportamentais mais fáceis de serem observados, visto que compreende, de maneira simplificada, a observação do padrão de locomoção diário e natural de um animal. O estudo analisou o comportamento de atividade-repouso da espécie Dermestes maculatus sob condição de luminosidade claro-contante. Foram avaliados quatro espécimes, que foram mantidos em condição de claro-constante por cinco dias, durante os quais sua atividade foi monitorada por filmagens e análise de vídeo. Os resultados mostraram que os besouros apresentaram um ajuste a uma curva de 24 horas, mas individualmente, apenas dois dos quatro besouros seguiram esse padrão. A análise espectral não identificou ritmos circadianos, ultradianos ou infradianos, possivelmente devido ao ruído nos dados. Além disso, não foi possível caracterizar um padrão circadiano em condição de claro-constante.
Copyright (c) 2024 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).