O OUTRO NO ENSINO DE HISTÓRIA: INVESTIGAÇÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE AS DIMENSÕES DO CUIDADO NA EDUCAÇÃO

  • Maria Fernanda de Goes Fachin Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Bruno Antonio Picoli Universidade Federal da Fronteira Sul
Palavras-chave: cuidado, educação, História, mundo

Resumo

Essa pesquisa tem por objetivo apresentar as dimensões do cuidado na educação, com foco no ensino de História, destacando a importância deste para a preservação do mundo em um contexto neoliberal. A partir de pesquisa bibliográfica de "estado do conhecimento", pode-se afirmar que a educação vai muito além da instrução, ela se baseia na transmissão de conhecimentos fundamentais para a vida do ser humano, além disso, é essencial para a manutenção de um mundo em que se possa viver. É na ida à escola que pela primeira vez estamos inseridos em um ambiente totalmente diferente daquele que estamos familiarizados, nela somos apresentados a um espaço plural, ao outro, ou seja aquele que é diferente de mim. A educação direciona nosso olhar para o mundo e traz consigo a necessidade de impedirmos que ele se desfaça, algo somente possível por intermédio do cuidado. 

Publicado
19-09-2024
Seção
Ciências Humanas - Campus Chapecó