O OUTRO NO ENSINO DE HISTÓRIA: INVESTIGAÇÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE AS DIMENSÕES DO CUIDADO NA EDUCAÇÃO
Resumo
Essa pesquisa tem por objetivo apresentar as dimensões do cuidado na educação, com foco no ensino de História, destacando a importância deste para a preservação do mundo em um contexto neoliberal. A partir de pesquisa bibliográfica de "estado do conhecimento", pode-se afirmar que a educação vai muito além da instrução, ela se baseia na transmissão de conhecimentos fundamentais para a vida do ser humano, além disso, é essencial para a manutenção de um mundo em que se possa viver. É na ida à escola que pela primeira vez estamos inseridos em um ambiente totalmente diferente daquele que estamos familiarizados, nela somos apresentados a um espaço plural, ao outro, ou seja aquele que é diferente de mim. A educação direciona nosso olhar para o mundo e traz consigo a necessidade de impedirmos que ele se desfaça, algo somente possível por intermédio do cuidado.
Copyright (c) 2024 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).