A AMBIENTALIZAÇÃO CURRICULAR DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL - CAMPUS LARANJEIRAS DO SUL

  • Alexia Castro do Santos Paulino UFFS-Campus Laranjeiras do Sul
  • Ceyça Lia Palerosi Borges Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Laranjeiras do Sul
Palavras-chave: Educação Ambiental, Currículo Sustentável, Práticas Pedagógicas Sustentáveis

Resumo

O artigo analisa a ambientalização curricular no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UFFS, campus Laranjeiras do Sul. A pesquisa qualitativa e exploratória utiliza as 10 categorias da Rede ACES para avaliar a integração da temática ambiental. Com 26% da carga horária voltada a questões ambientais, o currículo enfrenta desafios, como o predomínio de conteúdos teóricos e a escassez de disciplinas optativas relevantes. A implementação de práticas pedagógicas inovadoras é dificultada pela sobrecarga dos professores e pela falta de flexibilidade pedagógica. O estudo conclui que é necessário expandir conteúdos, equilibrar teoria e prática, e oferecer maior suporte aos docentes para fortalecer a formação ambiental dos estudantes

Publicado
17-09-2024
Seção
Ciências Humanas - Campus Laranjeiras do Sul