A AMBIENTALIZAÇÃO CURRICULAR DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL - CAMPUS LARANJEIRAS DO SUL
Resumo
O artigo analisa a ambientalização curricular no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UFFS, campus Laranjeiras do Sul. A pesquisa qualitativa e exploratória utiliza as 10 categorias da Rede ACES para avaliar a integração da temática ambiental. Com 26% da carga horária voltada a questões ambientais, o currículo enfrenta desafios, como o predomínio de conteúdos teóricos e a escassez de disciplinas optativas relevantes. A implementação de práticas pedagógicas inovadoras é dificultada pela sobrecarga dos professores e pela falta de flexibilidade pedagógica. O estudo conclui que é necessário expandir conteúdos, equilibrar teoria e prática, e oferecer maior suporte aos docentes para fortalecer a formação ambiental dos estudantes
Copyright (c) 2024 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).