IMPLEMENTAÇÃO DE UMA UNIDADE DE MULTIPLICAÇÃO E PESQUISA DE BIOINSUMOS
Palavras-chave:
Trichoderma sp.; Insumo biológico; Crescimento vegetativo; Soja.Resumo
O objetivo inicial do trabalho centrou esforços na escolha dos elementos biológicos com maior viabilidade para multiplicação e com potencial de adoção pelo setor produtivo. Os Trichoderma harzianum cepa SIMBI T5 e Trichoderma harzianum cepa CCT 7589 foram selecionados, multiplicados e posteriormente avaliados em unidade de produção tradicional. Testados a campo em delineamento em blocos ao acaso com parcela subdividida, com 5 repetições. No qual, na parcela principal foram aplicados os diferentes bioinsumos e na subparcelas, o número de aplicações. Foram avaliados a campo o crescimento vegetativo e produtividade da soja (Glycine max). Concluindo, que a maior produtividade e altura foram obtidas na combinação entre T. harzianum cepa SIMBI T5 e T. harzianum cepa CCT 7589, e o peso de caule diferiu significativamente entre parcela principal e subparcela na testemunha.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).