AVALIAÇÃO DA FREQUÊNCIA A CONSULTAS PEDIÁTRICAS NA PUERICULTURA
Resumo
As consultas de puericultura começam na primeira semana de vida e seguem regularmente até os dois anos, assim, o atual estudo objetivou determinar a frequência da realização das puericulturas na Atenção Primária. O estudo é transversal e de natureza descritiva com pacientes de 0 a 19 anos, de ambos os sexos, acompanhados na APS de Marau/RS, no ano de 2019. O projeto de pesquisa, do qual esta iniciação científica faz parte, foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da instituição proponente (parecer número 4.769.903). A coleta dos dados foi realizada por meio dos prontuários eletrônicos fornecidos pela Secretaria Municipal de Saúde. Os dados foram digitados no software EpiData versão 3.1 (distribuição livre) e as análises estatísticas foram realizadas no software PSPP (distribuição livre). Foram calculadas as frequências absolutas, com intervalo de confiança de 95% (IC95), das puericulturas ao longo dos primeiros 24 meses de vida. Os resultados mostraram alta adesão inicial, mas uma queda após o sexto mês. A diminuição das consultas reflete desafios como falta de informação e problemas com o acesso. O estudo sugere a necessidade de estratégias para melhorar a adesão aos cuidados infantis, como políticas de saúde que promovam o acesso contínuo ao acompanhamento.
Copyright (c) 2024 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).