Memórias e trajetórias: Luta pela terra, educação e projeto societário
Resumo
A pesquisa se insere na área de estudos da História da Educação com foco na história das instituições escolares e da História Intelectual que estuda a história e a trajetória das pessoas que dão nome a essas instituições. A História Intelectual busca compreender os sujeitos denominados 'intelectuais’, por sua postura e atuação perante as causas da sociedade, no que diz respeito aos chamados valores universais, às causas da justiça e da verdade, que perpassam as questões políticas. A compreensão sobre o conceito de intelectual está embasada na perspectiva de Antônio Gramsci como mediador, dirigente e organizador da cultura e seu trabalho não se esgota na produção do conhecimento científico, artístico ou filosófico, mas está ligado com a organicidade da sociedade e com a elaboração e efetivação de um projeto de sociedade voltado à classe à qual pertence, como partícipe das ações culturais.
A pesquisa se insere na área de estudos da História da Educação com foco na história das instituições escolares e da História Intelectual que estuda a história e a trajetória das pessoas que dão nome a essas instituições. A História Intelectual busca compreender os sujeitos denominados 'intelectuais’, por sua postura e atuação perante as causas da sociedade, no que diz respeito aos chamados valores universais, às causas da justiça e da verdade, que perpassam as questões políticas. A compreensão sobre o conceito de intelectual está embasada na perspectiva de Antônio Gramsci como mediador, dirigente e organizador da cultura e seu trabalho não se esgota na produção do conhecimento científico, artístico ou filosófico, mas está ligado com a organicidade da sociedade e com a elaboração e efetivação de um projeto de sociedade voltado à classe à qual pertence, como partícipe das ações culturais.
As atividades da pesquisa tiveram início no dia 1º de setembro de 2023. Como forma de obtenção de fontes para a pesquisa foram realizadas buscas junto ao Centro de Desenvolvimento Sustentável e Capacitação em Agroecologia (CEAGRO), em Laranjeiras do Sul, PR, junto aos Colégios Estaduais, Escolas Municipais e Escolas Itinerantes localizadas nas áreas de acampamentos e assentamentos nos municípios sob jurisdição do NRE de Laranjeiras do Sul e entrevistas com lideranças do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).
Ao longo da pesquisa foram identificados os assentamentos e acampamentos da reforma agrária nos municípios de abrangência do Núcleo Regional de Educação de Laranjeiras do Sul – PR e as Escolas Municipais, Escolas Itinerantes e Colégios Estaduais existentes nesses espaços. O Núcleo Regional de Educação é formado por 10 municípios. São eles: Cantagalo, Diamante do Sul, Espigão Alto do Iguaçu, Laranjeiras do Sul, Marquinho, Nova Laranjeiras, Porto Barreiro, Quedas do Iguaçu, Rio Bonito do Iguaçu e Virmond. Dentre esses municípios, foram identificadas áreas de reforma agrária nos municípios de Cantagalo, Espigão Alto do Iguaçu, Laranjeiras do Sul, Nova Laranjeiras, Porto Barreiro, Quedas do Iguaçu e Rio Bonito do Iguaçu.
Copyright (c) 2024 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).