PRODUÇÃO DE COMPOSTOS ORGÂNICOS VOLÁTEIS POR LEVEDURAS DE MICROBIOTA DE FLORES
Palavras-chave:
abelha, besouro, 2-fenil-etanol, VOCs, 4-Hidroxi-2-metilacetofenonaResumo
Sabe-se que a relação flor, insetos e levedura é de grande importância ecológica. Leveduras fermentam os açúcares dos nectários florais produzindo compostos orgânicos voláteis (VOCs), liberados no ambiente. Compostos que por sua vez, atraem insetos permitindo sua alimentação, além da polinização das flores e migração dos microrganismos. Entretanto, devido a importância dos compostos produzidos, pelo metabolismo destas leveduras, essa relação passou a ser de grande interesse comercial. Visando benefícios biotecnológicos. Visto isso, o presente estudo buscou isolar e identificar taxonomicamente leveduras de flor e insetos (besouro e abelha) para avaliar seu potencial de crescimento nos açúcares encontrados em tais ambientes (Sacarose, Celobiose, Glicose, Xilose e Frutose). Além de, analisar os compostos por elas produzidos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica do IV SCAF, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais do IV SCAF da UFFS.
Observação: Caso houver dúvidas sobre a licença, o apresentador deve entrar em contato com a Comissão Organizadora através do e-mail fabiano.cassol@uffs.edu.br.

