LIBERDADE DE EXPRESSÃO: INVESTIGAÇÃO SOBRE AS IMPLICAÇÕES EDUCACIONAIS DE UMA BANDEIRA DA EXTREMA DIREITA CONTEMPORÂNEA
Palavras-chave:
Liberdade; extrema-direita; educação; fascismo.Resumo
Este estudo compreende um primeiro movimento para explorar as implicações educacionais da defesa irrestrita da liberdade de expressão por segmentos da extrema direita contemporânea. A pesquisa, vinculada à UFFS e ao Grupo de Pesquisa em Educação, Violência e Democracia, explora como a defesa desse princípio, frequentemente associada a discursos de ódio e propaganda extremista, impacta a formação de valores e atitudes nas gerações mais jovens. Por meio de estudo bibliográfico, identifica-se que a extrema direita se caracteriza por nacionalismo exacerbado, anti-intelectualismo e desumanização de grupos minoritários. Explorando os conceitos de fascismo e psicologia de massas, a pesquisa evidencia como essas práticas comprometem a educação democrática, promovendo exclusão e intolerância. Destaca que a apropriação da liberdade irrestrita de expressão por esses segmentos representa uma ameaça à coesão social e aos princípios democráticos, tornando essencial que educadores e formuladores de políticas desenvolvam estratégias para mitigar esses efeitos e promover uma educação inclusiva e crítica.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).