TENDÊNCIAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS RELACIONADAS AO TRABALHO COM AS TECNOLOGIAS DIGITAIS

  • Nathalia Amy-Em Sartor Miyamoto Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Paula Vanessa Bervian
Palavras-chave: TDIC; metodologias ativas; constituição docente

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo identificar e analisar a produção atual sobre as tendências no Ensino de Ciências (EC) relacionadas ao trabalho com as Tecnologitas Digitais (TD) em contexto brasileiro e suas articulações na formação e constituição docente. Para tanto, utilizou-se a ferramenta de pesquisa Google Acadêmico com o termo "tecnologias digitais" e "ensino de ciências", no recorte temporal 2022-2023. Após a busca, 53 artigos foram selecionados para compor o corpus textual de análise e submetidos à metodologia qualitativa de Análise Textual Discursiva (ATD). Através dos resultados obtidos na ATD, é possível concluir o uso de tecnologias associadas às Metodologias Ativas como a principal tendência relacionada ao trabalho com TD no EC. Com a iniciativa de proporcionar reflexões sobre as tecnologias digitais, práticas pedagógicas, formação e constituição docente iniciamos o processo de compartilhamento de Materiais Autorais Digitais Educacionais (MADEs) por meio da ferramenta Google Drive.   

Publicado
06-09-2024
Seção
Ciências Humanas - Campus Cerro Largo