TENDÊNCIAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS RELACIONADAS AO TRABALHO COM AS TECNOLOGIAS DIGITAIS
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo identificar e analisar a produção atual sobre as tendências no Ensino de Ciências (EC) relacionadas ao trabalho com as Tecnologitas Digitais (TD) em contexto brasileiro e suas articulações na formação e constituição docente. Para tanto, utilizou-se a ferramenta de pesquisa Google Acadêmico com o termo "tecnologias digitais" e "ensino de ciências", no recorte temporal 2022-2023. Após a busca, 53 artigos foram selecionados para compor o corpus textual de análise e submetidos à metodologia qualitativa de Análise Textual Discursiva (ATD). Através dos resultados obtidos na ATD, é possível concluir o uso de tecnologias associadas às Metodologias Ativas como a principal tendência relacionada ao trabalho com TD no EC. Com a iniciativa de proporcionar reflexões sobre as tecnologias digitais, práticas pedagógicas, formação e constituição docente iniciamos o processo de compartilhamento de Materiais Autorais Digitais Educacionais (MADEs) por meio da ferramenta Google Drive.
Copyright (c) 2024 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).