PARTITURAS DO TEMPO: ERECHIM NAS REPRESENTAÇÕES LITERÁRIAS, IMAGENS E SONS NO PERÍODO DO STREAMING
Resumo
O presente trabalho investiga a paisagem sonora de Erechim durante a era do streaming, com foco nas representações literárias e sonoras. A metodologia envolve a coleta e catalogação de fragmentos sonoros literários da obra "Dois Jaguaras na Capital da Amizade", de Bruno Campestrini, contextualizando-os historicamente para entender seu impacto na paisagem sonora. Os resultados destacam a predominância de sons automotivos, discutindo o papel desses sons na construção da identidade sonora da cidade. A análise revela a dualidade entre os sons internos e externos dos carros e as regulamentações municipais que visam equilibrar a presença sonora com o bem-estar dos cidadãos. A conclusão do estudo reforça que a literatura serve como uma fonte documental de memórias sonoras afetivas, oferecendo uma visão contextualizada da transformação sonora de Erechim e valorizando a importância dos sons na construção da memória social e cultural da cidade.
Copyright (c) 2024 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).