TEORIAS DO SOM PARA MÉTODO DE INVENTÁRIO DE PATRIMÔNIO IMATERIAL SONORO DE ERECHIM
Resumo
Utilizando as teorias do som como palimpsesto cultural e a necessidade de integrar artefatos sonoros nas avaliações culturais, neste trabalho apresenta-se a aplicação de métodos socioacústicos na preservação do patrimônio sonoro da cidade de Erechim, RS. A partir da proposta de método sistemático de preservação sonora, analisando fontes literárias, realiza-se a documentação e classificação dos sons históricos em diferentes categorias de conservação. A metodologia avalia sons naturais, humanos e tecnológicos, identificando a perda e a transformação desses sons devido à urbanização e ao avanço tecnológico. Os resultados destacam a importância de preservar sons significativos, como os naturais e culturais, e a necessidade de registrar e documentar essas sonoridades para garantir a continuidade da identidade sonora da cidade. A conclusão sublinha que o patrimônio sonoro é crucial para conectar o passado, presente e futuro de Erechim, e reforça a necessidade de colaboração entre pesquisadores e comunidade para a preservação adequada desses elementos culturais.
Copyright (c) 2024 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).