Padronização hemogasométrica e morfometria eritrocitária de aves silvestres da região da Fronteira Paranaense
Resumo
O presente resumo foi realizado por intermédio do Serviço de Atendimento a Animais Silvestres (S.A.A.S.), colaboração com o Instituto Chico Mendes de Conservação à Biodiversidade (ICMBio) e apoio da Fundação Araucária. Nos anos de 2023 e 2024, inúmeros animais foram resgatados pelo S.A.A.S., cujos principais objetivos são o atendimento veterinário dos animais silvestres, pesquisa e extensão. Todas as aves foram contidas com auxílio de luvas de couro, isolando as regiões da cabeça, asas e pés, e foram coletados sangue por punção da veia ulnar, e as excretas nitrogenadas foram coletadas diretamente na cloaca com auxílio de swabs. O sangue é armazenado em tubos com EDTA, e é utilizado para exames e confecção de lâminas para pesquisa de parasitos. Animais com histórico de trauma são submetidos a exames de imagem, com finalidades diagnósticas. Dessa maneira, o S.A.A.S. realizou a reabilitação de diversas aves em parceria com o ICMBio, de modo a selecionar o melhor habitat para soltura, contribuindo com a conservação das espécies e beneficiando a comunidade científica, uma vez que os dados coletados possibilitam a execução de pesquisas.
Copyright (c) 2024 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).