ESTUDO DO PROCESSO DE SECAGEM DE BANANA VERDE PARA PRODUÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE FARINHA
Resumo
A secagem ou desidratação é uma operação unitária utilizada desde tempos antigos para a conservação de alimentos, uma vez que a água afeta de maneira decisiva o tempo de preservação dos produtos, influenciando diretamente sua qualidade e durabilidade. Atualmente, a banana verde tem despertado interesse da população e do mercado consumidor, pois, além do aspecto nutricional, possui em sua composição compostos funcionais, em especial o amido resistente. Contudo, seu sabor adstringente limita seu consumo por parte da sociedade, e portanto, sua comercialização em forma de farinhas é a principal forma de consumo e utilização, como ingrediente funcional. Visando aproveitar o potencial nutritivo da banana verde, este projeto tem como objetivo estudar o processo de secagem da banana verde, por meio da avaliação da cinética de secagem e de isotermas de secagem, análises química e tecnológicas das farinhas obtidas.
Copyright (c) 2024 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).