EFEITO DE EXTRATO E COMPOSTO ATIVO DA CENTELLA ASIATICA EM ANÁLISES DE ESTRESSE OXIDATIVO EM RATOS SUBMETIDOS A ESTRESSE DE PRIVAÇÃO MATERNAL
Resumo
O estresse oxidativo (EO) contribui com a fisiopatologia do transtorno depressivo maior (TDM). O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito de extratos de folhas da espécie Centella asiatica (CA) e seu composto ativo ácido madecássico (AM) sobre marcadores de estresse oxidativo (EO) no córtex pré-frontal (CPF) de ratos machos e fêmeas submetidos a estresse de privação maternal nos primeiros dias de vida (PM) e isolamento social na vida adulta jovem (IS). Foram analisados marcadores como TBARS, vitamina C e NPSH. A PM e IS induziram aumento de TBARS no CPF de machos e fêmeas. A CA e o AM reduziram significativamente os níveis de TBARS em ambos os sexos, indicando uma diminuição na peroxidação lipídica. A CA preservou os níveis de vitamina C em machos, mas reduziu em fêmeas. Com relação ao NPSH, a CA e o AM promoveram aumento dos níveis em machos. Em fêmeas, somente a CA promoveu aumento do NPSH. Corroborando com outros estudos, os dados sugerem que a CA e o AM possuem propriedades antioxidantes, as quais contribuem para redução do EO em modelos de estresse crônico, podendo ser alternativas viáveis para o tratamento de transtornos associados ao estresse oxidativo, como o TDM.
Copyright (c) 2024 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).