IMPACTOS SOCIAIS DA PANDEMIA - IMUNIZAÇÃO, TRATAMENTO E PRÁTICAS DE CUIDADO
Resumo
A pandemia de Covid-19, causada pelo SARS-CoV-2, trouxe desafios significativos à saúde global, incluindo a Covid-19 de longa duração, ou Síndrome Pós-Covid. Esta condição é marcada por sintomas persistentes que afetam indivíduos por semanas, meses ou anos após a infecção inicial, como fadiga crônica, dispneia, alterações cognitivas, dores musculares e problemas cardíacos. No Brasil, especialmente no norte do Rio Grande do Sul, a Covid-longa impactou a vida de muitos, exigindo atenção especial devido às particularidades regionais. Este estudo investigou as sequelas da Covid-longa na região, avaliando o impacto desses sintomas na qualidade de vida dos pacientes e os itinerários terapêuticos utilizados.
Realizado com uma metodologia qualitativa, o estudo entrevistou 10 pacientes que relataram dificuldades significativas em acessar cuidados especializados para tratar as sequelas da Covid-longa, com limitações tanto no SUS quanto em convênios privados. Além dos desafios físicos, os entrevistados enfrentaram implicações sociais, psicológicas e financeiras, destacando a necessidade de maior suporte dos sistemas de saúde e políticas públicas. Conclui-se que, embora o atendimento durante a fase aguda da doença tenha sido adequado, o acompanhamento dos sintomas prolongados foi insuficiente, exigindo maior atenção dos profissionais de saúde e do governo.
Copyright (c) 2024 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).