AVALIAÇÃO MORFOLÓGICA E DIGESTIVA DE TILÁPIAS DO NILO (Oreochromis niloticus) SUPLEMENTADAS COM FARINHA DE GRILO (Gryllus assimilis).
Resumo
Uma dieta equilibrada é essencial para o bom desempenho de organismos aquáticos. Tradicionalmente, a ração para peixes utiliza farinha de peixe como principal fonte de proteína, devido à sua alta qualidade nutricional. No entanto, essa fonte é a mais cara, o que tem impulsionado pesquisas em busca de alternativas mais acessíveis e eficientes. O uso de insetos, como o grilo, tem emergido como uma solução viável na aquicultura, devido ao seu alto teor de proteínas, lipídios e outros nutrientes essenciais. Este estudo avaliou o efeito da substituição da farinha de peixe por farinha de ninfas de Gryllus assimilis nos parâmetros digestivos de tilápias do Nilo. Os resultados mostraram que a inclusão de 33% de farinha de grilo na dieta aumentou significativamente a atividade da amilase, melhorando a digestão de carboidratos. Além disso, a substituição total da farinha de peixe por farinha de grilo (100%) elevou a atividade da lipase, favorecendo a digestão de lipídios. Por outro lado, a atividade das enzimas maltase, sacarase, quimotripsina e tripsina não sofreu alterações significativas, sugerindo que a farinha de grilo é uma alternativa promissora que não compromete a saúde digestiva dos peixes.
Copyright (c) 2024 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).