O QUE REVELAM AS PESQUISAS SOBRE O CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO (PCK) NO CONTEXTO DO ENSINO DA CIÊNCIAS DA NATUREZA
Resumo
No presente trabalho, é explorada a importância do Conhecimento Pedagógico de Conteúdo (CPC) no ensino de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (CNT). O estudo ressalta o papel do professor como mediador no processo de ensino e aprendizagem. O objetivo do trabalho foi mapear e analisar como o CPC é abordado e aplicado, identificando os desafios enfrentados pelos professores e suas práticas pedagógicas. Utilizando uma abordagem qualitativa e revisão da literatura, foram analisadas teses, dissertações e artigos publicados entre 2012 e 2022, na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) em um periódico estrato Qualis A1, no Ensino/Educação. Os resultados destacam dois principais desafios: a complexidade do conteúdo e a escassez de materiais pedagógicos adequados. Além disso, a pesquisa revelou a necessidade de uma formação continuada mais eficaz e estratégias de ensino para superar essas dificuldades. A análise sugere que, para melhorar o ensino de CNT, é crucial integrar o CPC nas práticas pedagógicas e investir na formação contínua e inicial dos professores. A literatura acadêmica disponível pode servir de apoio para enfrentar esses desafios na prática docente.
Copyright (c) 2024 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).