ESTUDO COMPARATIVO SOBRE ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS, REFERÊNCIAS E CONCEITOS DE PENSAMENTO CRÍTICO A PARTIR DE LIVROS DIDÁTICOS SUL-AMERICANOS CIÊNCIAS
Resumo
Na última década, fomos capazes de perceber um avanço desenfreado do livre acesso a todo tipo de informação. Com a evolução dos meios de comunicação, somos capazes de pesquisar qualquer tópico, porém, poucas das informações utilizadas possuem comprovação científica. Portanto, uma habilidade indispensável para os cidadãos é o Pensamento Crítico (PC). O PC capacita cidadãos a pensar racionalmente e ter uma posição crítica na tomada de decisões. Assim, buscando um ensino promotor do PC, realizamos uma pesquisa analisando e comparando as semelhanças e discrepâncias entre diferentes estratégias/metodologias/atividades de ensino presentes em Livros Didáticos de Ciências (LDC), a partir do potencial pedagógico para a promoção do Pensamento Crítico. As estratégias foram selecionadas e agrupadas em categorias: Informativa, Exploratória, Reflexiva e Crítica. A partir do estudo, foram encontradas algumas semelhanças entre as estratégias de ensino presentes nas categorias Informativa, Exploratória e Reflexiva, enquanto na categoria Crítica as estratégias analisadas se mostram totalmente diferentes/diversas. Assim, a partir deste estudo, concluímos que o número de estratégias didáticas indispensáveis para a promoção do PC, sendo estas Reflexivas e Críticas, ainda estão em baixa incidência quando comparadas a outras estratégias, concluindo que os livros ainda possuem potencial para melhorar para garantir uma formação de qualidade aos alunos: sua Alfabetização Científica.
Copyright (c) 2024 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).