ESTUDO COMPARATIVO SOBRE ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS, REFERÊNCIAS E CONCEITOS DE PENSAMENTO CRÍTICO A PARTIR DE LIVROS DIDÁTICOS SUL-AMERICANOS CIÊNCIAS

  • Daiane Kelly Müller UFFS
  • Roque Ismael da Costa Güllich Universidade Federal da Fronteira Sul
Palavras-chave: Metodologias de Ensino, Ensino de Ciências, Reflexão crítica, Currículo

Resumo

Na última década, fomos capazes de perceber um avanço desenfreado do livre acesso a todo tipo de informação. Com a evolução dos meios de comunicação, somos capazes de pesquisar qualquer tópico, porém, poucas das informações utilizadas possuem comprovação científica. Portanto, uma habilidade indispensável para os cidadãos é o Pensamento Crítico (PC). O PC capacita cidadãos a pensar racionalmente e ter uma posição crítica na tomada de  decisões. Assim, buscando um ensino promotor do PC, realizamos uma pesquisa analisando e comparando as semelhanças e discrepâncias entre diferentes estratégias/metodologias/atividades de ensino presentes em Livros Didáticos de Ciências (LDC),  a partir do potencial pedagógico para a promoção do Pensamento Crítico.  As estratégias foram selecionadas e agrupadas em categorias: Informativa, Exploratória, Reflexiva e Crítica. A partir do estudo, foram encontradas algumas semelhanças entre as estratégias de ensino presentes nas categorias Informativa, Exploratória e Reflexiva, enquanto na categoria Crítica as estratégias analisadas se mostram totalmente diferentes/diversas. Assim, a partir deste estudo, concluímos que o número de estratégias didáticas indispensáveis para a promoção do PC, sendo estas Reflexivas e Críticas, ainda estão em baixa incidência quando comparadas a outras estratégias, concluindo que os livros ainda possuem potencial para melhorar para garantir uma formação de qualidade aos alunos: sua Alfabetização Científica.

Publicado
06-09-2024
Seção
Ciências Humanas - Campus Cerro Largo