POTENCIAL TERAPÊUTICO DA CENTELLA ASIATICA NO EFEITO INTERGERACIONAL DO ESTRESSE NA INF NCIA SOBRE COMPORTAMENTOS TIPO DEPRESSIVOS
Resumo
O transtorno depressivo maior (TDM) é uma das mais prevalentes alterações psiquiátricas. Fatores como estresse infantil, imitado pela privação maternal (PM), e a falta de suporte social na vida adulta, representados pelo isolamento social (IS), são significativos para desencadear e agravar o TDM. Evidências sugerem que o TDM decorrente de traumas infantis pode estar associado a alterações epigenéticas e podem ser transmitidas intergeracionalmente. A planta Centella asiática e seu composto ácido madecássico apresentam efeitos anti-inflamatórios, antidepressivos e neuroprotetores, sendo promissores no tratamento do TDM. Portanto, este estudo avaliou em ratos machos e fêmeas, o efeito do estresse de PM, associado ao IS em adultos jovens da primeira geração e em descendentes de mães que passaram pelos protocolos de estresse antes do período de gestação. A PM elevou o tempo de imobilidade e os tratamentos com C. asiatica, ácido madecássico e escitalopram reverteram o efeito da PM e IS nos grupos de machos e fêmeas. Em relação à mobilidade em descendentes, ocorreu aumento do tempo de imobilidade em ambos os grupos e o tratamento com C. asiatica reduziu significativamente. Os resultados sugerem que C. asiática e ácido madecássico têm potencial terapêutico para TDM.
Copyright (c) 2024 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).