CARACTERIZAÇÃO SOCIOECONÔMICA E ANÁLISE DO IMPACTO ECONÔMICO DA UFFS CAMPUS LARANJEIRAS DO SUL/PR
Palavras-chave:
Desenvolvimento Regional, Campus Laranjeiras do Sul, Universidade Federal da Fronteira Sul, Território Cantuquiriguaçu, Impactos econômicosResumo
O estudo investiga os impactos econômicos da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) no Campus Laranjeiras do Sul (UFFS/LS) sobre a região da Cantuquiriguaçu. A pesquisa busca evidenciar como a presença da UFFS/LS, desde sua criação em 2010, influencia a economia local. Utilizando o modelo de mensuração de impactos econômicos de Fernandes (2009), que considera a demanda e utiliza um multiplicador de 1,7, o estudo analisa os gastos de docentes, servidores técnicos-administrativos (STAs) e estudantes. Foram coletados dados por meio de questionários aplicados à comunidade acadêmica e analisados os gastos anuais da instituição. Os resultados mostram que os gastos diretos da UFFS/LS e da comunidade acadêmica totalizam aproximadamente R$ 35 milhões anuais. Aplicando o multiplicador, o impacto econômico total estimado é de R$ 59,9 milhões anuais, o que representa cerca de 30,84% da Receita Municipal de Laranjeiras do Sul em 2022. A UFFS/LS, portanto, exerce um papel significativo no desenvolvimento econômico da região, contribuindo para o aumento da atividade econômica local e promovendo efeitos multiplicadores.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica do IV SCAF, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais do IV SCAF da UFFS.
Observação: Caso houver dúvidas sobre a licença, o apresentador deve entrar em contato com a Comissão Organizadora através do e-mail fabiano.cassol@uffs.edu.br.

