A PRESENÇA DA PALEONTOLOGIA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS
Resumo
O estudo avalia a presença e a qualidade da Paleontologia em Livros Didáticos de Ciências (LDCs) do Ensino Fundamental, com foco na identificação de lacunas na abordagem do tema por meio da análise da frequência de temáticas. A pesquisa, de natureza documental, abrangeu 11 coleções de LDCs do Ensino Fundamental, dos 6°, 7°, 8° e 9° anos, selecionadas de acordo com o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) para o período 2024-2027. Foram identificadas 113 ocorrências de conteúdos relacionados à Paleontologia, distribuídas em 17 grandes temáticas. Os resultados revelaram que a abordagem nos LDCs é frequentemente superficial e insuficiente. Embora as habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) sejam seguidas, a ausência da Paleontologia nessas habilidades constitui uma significativa lacuna de aprendizagem.
Copyright (c) 2024 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).