A PRESENÇA DA PALEONTOLOGIA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS

  • Brenno de Mello Löwe Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
  • Ruben Alexandre Boelter
  • Roque Ismael da Costa Güllich
Palavras-chave: Fósseis, Currículo, Ensino de Ciências, Educação Paleontológica

Resumo

O estudo avalia a presença e a qualidade da Paleontologia em Livros Didáticos de Ciências (LDCs) do Ensino Fundamental, com foco na identificação de lacunas na abordagem do tema por meio da análise da frequência de temáticas. A pesquisa, de natureza documental, abrangeu 11 coleções de LDCs do Ensino Fundamental, dos 6°, 7°, 8° e 9° anos, selecionadas de acordo com o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) para o período 2024-2027. Foram identificadas 113 ocorrências de conteúdos relacionados à Paleontologia, distribuídas em 17 grandes temáticas. Os resultados revelaram que a abordagem nos LDCs é frequentemente superficial e insuficiente. Embora as habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) sejam seguidas, a ausência da Paleontologia nessas habilidades constitui uma significativa lacuna de aprendizagem.

 

Publicado
06-09-2024
Seção
Ciências Humanas - Campus Cerro Largo