RELAÇÕES CTS – CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE – NA EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA: O CASO DE BACHARÉIS EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

  • Laura Mesquita Bruel Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Chapecó/SC
  • Leandro Bordin Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Chapecó/SC
Palavras-chave: Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Tecnologia e Sociedade. Educação Tecnológica.

Resumo

O projeto pretendeu analisar de que forma as relações CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) estão sendo compreendidas no processo formativo e implementadas nas práticas profissionais no campo da Ciência da Computação. A principal justificativa que sustenta a proposta diz respeito a importância que o entendimento das implicações sociais da ciência e da tecnologia tem para a implementação de soluções tecnológicas socialmente relevantes. A proposta metodológica tem como base a pesquisa aplicada com abordagem quali-quantitativa e foi desenvolvida a partir de dois movimentos: a pesquisa documental e o estudo de caso. A pesquisa documental foi realizada nos ordenamentos institucionais da Universidade Federal da Fronteira Sul e, na sua especificidade, no curso de Ciência da Computação do campus Chapecó/SC. No estudo de caso, a coleta de dados foi realizada por meio da aplicação de questionário eletrônico com egressos, do período 2013.2 a 2023.1, do referido curso e as categorizações e análises decorrentes foram feitas, principalmente, com o emprego da metodologia de Análise de Conteúdo. Tanto a análise documental quanto os dados resultantes da aplicação dos questionários revelaram uma considerável incidência de concepções e práticas pouco aderentes aos preceitos e contribuições do campo CTS para a educação tecnológica. Apesar de algumas importantes compreensões e iniciativas o que fica evidente é a falta de entendimento e comprometimento acerca do papel social da profissão e revela a dificuldade de superação de modelos formativos historicamente consolidados.

Biografia do Autor

Laura Mesquita Bruel, Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Chapecó/SC

Estudante do curso de Ciência da Computação da UFFS, campus Chapecó/SC

Leandro Bordin, Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Chapecó/SC

Engenheiro Civil. Mestre em Engenharia Civl. Doutor em Educação Científica e Tecnológica. Professora da UFFS, campus Chapecó/SC

Publicado
19-09-2024
Seção
Ciências Humanas - Campus Chapecó