RELAÇÕES CTS – CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE – NA EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA: O CASO DE BACHARÉIS EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
Resumo
O projeto pretendeu analisar de que forma as relações CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) estão sendo compreendidas no processo formativo e implementadas nas práticas profissionais no campo da Ciência da Computação. A principal justificativa que sustenta a proposta diz respeito a importância que o entendimento das implicações sociais da ciência e da tecnologia tem para a implementação de soluções tecnológicas socialmente relevantes. A proposta metodológica tem como base a pesquisa aplicada com abordagem quali-quantitativa e foi desenvolvida a partir de dois movimentos: a pesquisa documental e o estudo de caso. A pesquisa documental foi realizada nos ordenamentos institucionais da Universidade Federal da Fronteira Sul e, na sua especificidade, no curso de Ciência da Computação do campus Chapecó/SC. No estudo de caso, a coleta de dados foi realizada por meio da aplicação de questionário eletrônico com egressos, do período 2013.2 a 2023.1, do referido curso e as categorizações e análises decorrentes foram feitas, principalmente, com o emprego da metodologia de Análise de Conteúdo. Tanto a análise documental quanto os dados resultantes da aplicação dos questionários revelaram uma considerável incidência de concepções e práticas pouco aderentes aos preceitos e contribuições do campo CTS para a educação tecnológica. Apesar de algumas importantes compreensões e iniciativas o que fica evidente é a falta de entendimento e comprometimento acerca do papel social da profissão e revela a dificuldade de superação de modelos formativos historicamente consolidados.
Copyright (c) 2024 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).