BIOPROSPECÇÃO FÚNGICA E CARACTERIZAÇÃO DOS EXTRATOS ENZIMÁTICOS QUE COMPÕE OS BIOHERBICIDAS MICROBIANOS
Resumo
O desenvolvimento de novos métodos de controle de plantas daninhas para a produtividade agrícola, e a busca por bioherbicidas que sejam eficientes, economicamente viáveis e ambientalmente sustentáveis, tem se tornado cada vez mais essenciais. Tendo isso em vista, a bioprospecção de microrganismos e enzimas é uma estratégia promissora, especialmente na produção de bioherbicidas a partir de fontes fúngicas. O estudo realizado, analisou extratos enzimáticos em diferentes condições de pH e temperatura, utilizando a metodologia de Delineamento Composto Central, onde os resultados indicaram que a enzima amilase apresenta maior atividade em meios alcalinos, a enzima celulase mostrou baixa atividade, a lipase não demonstrou eficiência significativa devido à composição do meio reacional, e a atividade enzimática para a lacase nos ensaios sugere sua inexistência no bioherbicida estudado.
Copyright (c) 2024 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).