GÊNERO E SEXUALIDADE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM NÍVEL MÉDIO - CURSO NORMAL

  • Debora Vitoria Benkenstein Instituto Estadual de Educacao Visconde de Cairu
  • Neusete Machado Rigo
  • Hedi Maria Luft
Palavras-chave: Formação inicial de professores, Infância, Docência

Resumo

Este resumo expandido tem como propósito apresentar o estudo realizado, no período de 2023-2024, no Curso Normal de uma escola pública de educação básica, integrante à 17ª Coordenadoria Regional de Educação, do estado do Rio Grande do Sul. Esta escola possui aproximadamente 830 alunos, matriculados desde a educação infantil até o ensino médio, inclusive no curso Técnico em Publicidade e no curso de Aproveitamento de Estudos (Curso Normal). Especificamente, no Curso Normal, objeto de estudo desta pesquisa, estão matriculados 231 alunos, distribuídos do 1º ao 4º ano do Curso Normal.
O tema que abordamos neste resumo parte da problemática gênero e sexualidade na forma-ção de professores do Curso Normal. A escola, como espaço de formação das infâncias e produção de sujeitos, contém uma força imprescindível para suplantar relações de desigual-dade entre homens e mulheres e educar para a construção de um ser humano responsável pelo mundo, mas de um mundo marcado pela pluralidade e pela diferença. A formação dos professores, a partir destes novos referenciais, é uma demanda necessária para a educação das crianças, ou seja, para formação de pessoas que contribuirão para a construção de um projeto de sociedade inclusivo que respeite as diferenças e a diversidade. A discussão sobre as temáticas gênero e sexualidade na escola, ainda encontra certa resistência. Trata-se de um assunto que mexe com princípios religiosos e morais arraigados no pensamento das pessoas. Isso demanda aos professores um enfrentamento que exigirá conhecimento e diálogo para conduzir práticas educativas que possam problematizar estes pensamentos.

Biografia do Autor

Neusete Machado Rigo

Doutora em Educação. Docente na Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Cerro Largo/RS.

Hedi Maria Luft

Doutora em Educação. Docente no Instituto Estadual de Educação Visconde de Cairu, Santa Rosa/RS.

Publicado
06-09-2024
Seção
Ciências Humanas - Campus Cerro Largo