EFEITOS DE SENTIDO SOBRE A CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO MISSIONEIRO
Resumo
O presente subprojeto tem como interesse refletir sobre os efeitos de sentido em torno da constituição do sujeito missioneiro. Interessa-nos, portanto, compreender o modo como a designação ‘missioneiro’ produz sentidos no contexto específico da região das Missões/RS. Para tanto, mobilizaremos, sobretudo, dicionários regionalistas, a fim de compreender como o verbete ‘missioneiro’ significa nesse espaço de produção de conhecimento. Para o desenvolvimento dessa pesquisa, filiamo-nos ao suporte teórico-metodológico da Análise de Discurso franco-brasileira, articulando-a à História das Ideias Linguísticas. A partir disso, realizaremos uma análise do funcionamento discursivo do discurso que circula no espaço urbano, buscando compreender como o institucional determina a memória e a história que são postas em circulação e constituem o sujeito missioneiro. Buscamos explicitar, portanto, a maneira como as materialidades discursivas são determinadas histórico e ideologicamente. Para desenvolver a pesquisa, embasamos nossas reflexões, em especial, nas noções de língua, memória, história, as quais contribuirão para a compreender como a designação missioneiro busca preservar/rememorar certos sentidos.
Copyright (c) 2024 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).