ANTROPOTÉCNICAS JUVENIS: O JOVEM COMO SUJEITO POLÍTICO
Resumo
Este estudo propõe uma análise das múltiplas facetas da juventude brasileira em relação ao seu envolvimento político, destacando sua pluralidade e diversidade social. O problema central investigado é a razão subjacente à aparente desconexão entre os jovens e a política no contexto nacional. Utiliza-se como método uma revisão bibliográfica abrangente, seguida de uma abordagem crítica e reflexiva, visando identificar as barreiras e incentivos à participação política dos jovens. Os objetivos específicos consistem em examinar a diversidade e pluralidade das expressões juvenis, investigar a relação dos jovens com a política e discutir a relevância da não comparação do engajamento político entre diferentes gerações. Os resultados preliminares sugerem que a baixa participação política entre os jovens pode ser atribuída à descrença nas instituições políticas e à falta de identificação com formas tradicionais de engajamento político. Conclui-se que é essencial reconhecer e valorizar a diversidade da juventude como agente potencial de transformação social, evitando generalizações e comparações intergeracionais.
Copyright (c) 2024 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).