PRODUÇÃO DE EXTRATOS DE MAYTENUS ILICIFOLIA COM ESTABILIDADE PROLONGADA
Resumo
A Maytenus ilicifolia, conhecida como espinheira-santa, é uma planta nativa do sul do Brasil, utilizada popularmente em chás devido às suas propriedades medicinais, como ação analgésica, anti-inflamatória e antioxidante. Estudos científicos sugerem que seus extratos possuem atividade imunomoduladora e antiproliferativa em células cancerígenas, mas sua biodisponibilidade é limitada. Para superar essa limitação, a nanotecnologia, especialmente o nanoencapsulamento, foi explorada para melhorar a estabilidade, a eficácia e a seletividade dos compostos bioativos. No estudo realizado, extratos de M. ilicifolia foram utilizados para desenvolver nanoemulsões, cujas características foram analisadas ao longo de 60 dias. As nanoemulsões mostraram boa estabilidade e homogeneidade, com algumas variações no pH e potencial zeta sob diferentes condições de armazenamento. O encapsulamento mostrou-se eficaz em manter a estabilidade dos compostos ativos visados, confirmando o potencial da nanotecnologia para ampliar o uso terapêutico da M. ilicifolia.
Copyright (c) 2024 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).