ESTIMATIVA DA CAPACIDADE ANTIOXIDANTE TOTAL DA DIETA DE ADULTOS
Resumo
O estudo investiga a Capacidade Antioxidante Total da Dieta (CATD) de adultos atendidos em um ambulatório de nutrição no Sudoeste do Paraná, relacionando esses dados com características sociodemográficas e indicadores antropométricos de adiposidade. A pesquisa transversal, que utilizou dados secundários de anamneses nutricionais, incluiu 97 adultos, predominando mulheres (76,4%) e indivíduos entre 19 e 39 anos (65,9%). Os resultados indicaram que 67% dos participantes apresentavam obesidade, 79,4% risco de doenças cardiovasculares e 51,5% tinham percentual elevado de gordura corporal. A mediana da CATD foi de 4,29 mmol/1000 Kcal, com adultos de meia-idade (40-59 anos) apresentando valores superiores (5,12 mmol/1000 Kcal) em comparação com adultos jovens (19-30 anos) (3,87 mmol/1000 Kcal). Uma tendência foi observada em indivíduos com obesidade apresentarem menor CATD (3,96 mmol/1000 Kcal) em comparação com aqueles sem obesidade (4,76 mmol/1000 Kcal). Os achados sugerem que adultos de meia-idade e sem obesidade associam-se positivamente com maiores valores de CATD, reforçando a importância de intervenções nutricionais focadas no aumento do consumo de alimentos ricos em antioxidantes para reduzir o risco de doenças associadas ao excesso de tecido adiposo.
Copyright (c) 2024 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).