RISCO CLIMÁTICO DE OCORRÊNCIA DE CIGARRINHA DO MILHO NO RIO GRANDE DO SUL
Resumo
O milho é uma das principais culturas agrícolas cultivadas no mundo, com um papel importante na agricultura e economia nacional. A sua produtividade é afetada por fatores externos como doenças, plantas daninhas e pragas, uma destas pragas que vem ganhando grande repercussão no Brasil é a cigarrinha do milho (Dalbulus maidis). Inseto vetor de bactérias causadoras de doenças como o enfezamento pálido e enfezamento vermelho que causam redução no desenvolvimento da planta, entrenós curtos e má formação de plantas e espiga. E também o vírus da risca do milho que causa redução no crescimento das plantas, e, pode causar o abortamento das gemas florais. A cigarrinha como todo inseto, responde a variáveis climáticas, tendo seu desenvolvimento ou até mesmo populações modificadas pela variação destas. A validação da correlação destas variáveis em estações meteorológicas com populações de cigarrinhas próximas a esta, permitiu que houvesse a extrapolação e aplicação em outras estações meteorológica do INMET do estado. Assim, possibilitou a elaboração de uma previsão para o risco de ocorrência da cigarrinha no estado do Rio Grande do Sul, esta variou de 31 a 71% na média mensal das estações, e para média anual obteve-se o valor de 52% de risco.
Copyright (c) 2024 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).