AÇÃO DE FLAVONÓIDES SOBRE A SINALIZAÇÃO PURINÉRGICA E PARÂMETROS INFLAMATÓRIOS EM CÉLULAS DE GLIOMAS
Resumo
Os gliomas são tumores primários do sistema nervoso central com elevada mortalidade, de forma que o desenvolvimento de terapias efetivas e de baixa toxicidade seja imperioso. Neste sentido, o flavonóide rutina surge como alvo de estudo para potencial agente anticancerígeno, a partir de suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes sobre o corpo, além da demonstração em pesquisas recentes de sua capacidade de desencadear a apoptose em células neoplásicas. A avaliação in vitro da atividade e expressão dos componentes do sistema purinérgico e de parâmetros inflamatórios de gliomas expostos à rutina em diferentes concentrações não pôde ser plenamente executada por meio de cultivo pelos acadêmicos, devido ao mau funcionamento da estufa de CO2. Contudo, a partir da realização do capítulo de livro referenciado em estudos disponibilizados em bases de dados, os autores do presente texto concluíram que as células de gliomas expostas à rutina, seja no ambiente in vitro ou in vivo, foram reduzidas ou mortas, a depender da concentração de flavonóide. Isso ocorre devido a regulação negativa das vias pró-tumorais pela rutina, bem como a inflamação crônica. Portanto, o composto natural demonstra grande potencial de utilização em terapias adjuvantes no combate aos gliomas humanos.
Copyright (c) 2024 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).