BIOPOLÍTICA, PSICOPOLÍTICA E DOCÊNCIA
Resumo
O presente resumo analisa o conceito de Biopolítica em Michel Foucault, especialmente em sua obra "O Nascimento da Biopolítica". Foucault utiliza o método arqueogenealógico para investigar a evolução do poder ao longo da história, desde a Idade Clássica até a Modernidade. O autor identifica uma transição do poder repressivo, centrado na morte, para um poder que busca gerir e otimizar a vida, característica do Estado Moderno sob as lógicas liberal e neoliberal. Essa nova forma de governar, que Foucault denomina Biopolítica, se concentra na promoção e controle da vida através de dispositivos de poder e Regimes de Verdade, que estruturam as formações discursivas e funcionam como ordens gerenciais. A saúde pública, medicina, demografia, higiene e a racionalização da sociedade são analisadas como elementos cruciais na manutenção do controle social, mostrando como o poder sobre a vida se intensifica a partir do século XVIII.
Copyright (c) 2024 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).