AÇÃO DO ÁCIDO ROSMARÍNICO SOBRE A ATIVIDADE E EXPRESSÃO DA CD73 EM CÉLULAS SK-MEL-28
Palavras-chave:
Melanoma Cutâneo; Ácido Rosmarínico; Ectonucleotidase; CD73Resumo
O melanoma cutâneo (MC) é um tipo de câncer de pele altamente agressivo, causado principalmente pela exposição à radiação ultravioleta, embora também possa ter origem hereditária. O sistema purinérgico, especialmente a enzima CD73, desempenha um papel crucial na resposta imunológica ao câncer, sendo alvo de novas abordagens terapêuticas. Neste estudo, o ácido rosmarínico (AR) foi analisado por sua capacidade de influenciar a expressão e a atividade da CD73 em células de melanoma (SK-Mel-28). Os resultados indicaram que o AR reduz significativamente a expressão gênica e proteica da CD73, sugerindo seu potencial como uma terapia adjuvante no tratamento do melanoma, modulando a resposta imunológica e contribuindo para o controle da progressão tumoral.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).